quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

2 de fevereiro é dia ...

                                                            (Foto tirada em Natal- RN)
... de Iemanjá...

Rainha das Águas, Sereia do mar...

Nossa só me dei conta agora lendo um blog que hj é dia 2.

Sou uma pessoa que cresci escutando sobre orixás, santos... E a que mais mexia com minha imaginação e sentimento é ela: Iemanjá.

A imagem é linda! Uma mulher forte, cabelos longos, com o vestido azul, flores brancas...

Padroeira dos pescadores e no sincretismo ela é associada a Nossa Senhora, mãe dos católicos.

Iemanjá está associada aos rios e suas desembocaduras, à fertilidade das mulheres, à maternidade e principalmente ao processo de criação do mundo e da continuidade da vida. Seu culto original a associa ao plantio e colheita dos inhames e coleta dos peixes, donde seu nome Yemojá (Yeye Omo Ejá), Mãe dos filhos peixes, divindade regente da pesca. 

Na virada do ano sempre que dá pulo as 7 ondas e faço uma prece para Iemanjá. E já me falaram um dia que era "filha" dela. Não entendo muito, mas se eu for, é maravilhoso ter uma "mãe" tão forte como ela.

Como esse blog fala sobre o desejo de ser mãe, e por Iemanjá estar tão presente na minha história, nada mais justo que dx registrado aqui essa singela homenagem.

Que Iemanjá ilumine a todos, muito axé !!!


“Odoiyá”

Nenhum comentário:

Postar um comentário